Algumas atividades que podem ser realizadas com essa historinha da
Ruth Rocha, além de uma proposta de trabalho no final ;)
Proposta de Trabalho sobre
Alimentação
Objetivo Geral:
Propor
uma reflexão sobre os alimentos que contribuem para a nossa saúde e os que além
de não contribuírem, podem provocar doenças, buscando a conscientização para
uma dieta mais balanceada.
Objetivos Específicos:
-
Conhecer os diferentes grupos de alimentos e seus benefícios.
-
Refletir sobre a quantidade de substâncias que podem provocar doenças, quando
usadas em excesso, como o sal e o açúcar.
-
Examinar as diferentes informações contidas nos rótulos e embalagens de
alimentos.
-
Analisar comerciais que vendem produtos alimentícios.
-
Criar novos rótulos e comerciais.
-
Ler e preparar uma receita simples.
-
Desenvolver hábitos de higiene com: o preparo e consumo de alimentos; as mãos antes e depois das refeições; os
dentes após as refeições.
Duração: O tempo que for necessário.
Desenvolvimento:
O
trabalho vai partir do vídeo: “Quando a televisão mandava no Carlinhos”, que
aborda como crianças são influenciadas pelas mídias para consumirem tudo o que
é oferecido e as consequências do consumo exagerado.
Levantamento
do que as crianças mais gostam de comer.
Com
base no levantamento, verificar os itens que mais aparecem na composição e
mostrar (de forma simplificada) o que são essas substâncias que compõe os
alimentos.
Mostrar
a pirâmide dos alimentos.
Verificar
como as crianças costumam comer – o que costumam comer.
Mostrar
como é uma dieta balanceada.
Criar
um alimento novo que seja gostoso e tenha todos os nutrientes e fazer uma
embalagem para esse alimento.
Pesquisar
uma receita fácil que não precise de fogão e seja acessível para fazer na escola.
Observar
os procedimentos higiênicos adequados para o preparo da receita.
Reescrita
da receita de acordo com as hipóteses dos alunos.
Com
o auxílio do material distribuído pelo Sesc, relembrar a maneira correta de
usar a escova e o fio dental sempre depois de cada refeição.
Avaliação: Será considerado satisfatório, se os objetivos forem
alcançados, os quais serão verificados através da participação das crianças nos
debates e na realização das atividades, anotados em grade avaliativa
específica.
Referências:
-
No tempo que a televisão mandava no Carlinhos – Ruth Rocha – Salamandra
-
Pequenos Consumidores – Código de defesa do Consumidor para Crianças.
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