sábado, 4 de novembro de 2017

No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos... - Atividades

Algumas atividades que podem ser realizadas com essa historinha da 
Ruth Rocha, além de uma proposta de trabalho no final ;)







Proposta de Trabalho sobre Alimentação

Objetivo Geral:
Propor uma reflexão sobre os alimentos que contribuem para a nossa saúde e os que além de não contribuírem, podem provocar doenças, buscando a conscientização para uma dieta mais balanceada.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os diferentes grupos de alimentos e seus benefícios.
- Refletir sobre a quantidade de substâncias que podem provocar doenças, quando usadas em excesso, como o sal e o açúcar.
- Examinar as diferentes informações contidas nos rótulos e embalagens de alimentos.
- Analisar comerciais que vendem produtos alimentícios.
- Criar novos rótulos e comerciais.
- Ler e preparar uma receita simples.
- Desenvolver hábitos de higiene com: o preparo e consumo de alimentos;  as mãos antes e depois das refeições; os dentes após as refeições.

Duração: O tempo que for necessário.

Desenvolvimento:
O trabalho vai partir do vídeo: “Quando a televisão mandava no Carlinhos”, que aborda como crianças são influenciadas pelas mídias para consumirem tudo o que é oferecido e as consequências do consumo exagerado.
Levantamento do que as crianças mais gostam de comer.
Com base no levantamento, verificar os itens que mais aparecem na composição e mostrar (de forma simplificada) o que são essas substâncias que compõe os alimentos.
Mostrar a pirâmide dos alimentos.
Verificar como as crianças costumam comer – o que costumam comer.
Mostrar como é uma dieta balanceada.
Criar um alimento novo que seja gostoso e tenha todos os nutrientes e fazer uma embalagem para esse alimento.
Pesquisar uma receita fácil que não precise de fogão e seja acessível para fazer na escola.
Observar os procedimentos higiênicos adequados para o preparo da receita.
Reescrita da receita de acordo com as hipóteses dos alunos.
Com o auxílio do material distribuído pelo Sesc, relembrar a maneira correta de usar a escova e o fio dental sempre depois de cada refeição.

Avaliação: Será considerado satisfatório, se os objetivos forem alcançados, os quais serão verificados através da participação das crianças nos debates e na realização das atividades, anotados em grade avaliativa específica.

Referências:
- No tempo que a televisão mandava no Carlinhos – Ruth Rocha – Salamandra
- Pequenos Consumidores – Código de defesa do Consumidor para Crianças.






Nenhum comentário:

Postar um comentário